Moro em Belém, sou paraense puro e tenho orgulho de ser.
Estamos no mês de Outubro, esta época é muito importante para cada paraense católico ou mesmo qualquer católico. Durante o mês inteiro temos onze romarias e várias homenagens. Este ano participei apenas de uma homenagem, o Auto do Círio. O Auto é uma homenagem que é realizada a 15 anos, um evento que ocorre dentro das ruetas da Cidade Velha, ruas que possuem muitas histórias e hoje é a rota para uma das maiores homenagens feitas por atores, universitários e pessoas da comunidade paraense. O percurso possui alguns pontos de homenagens feitas por cantoras paraenses. A noite toda é composta por milhares de pessoas seguinto em romaria pelas ruas da Cidade velha.
No dia seguinte temos o Círio Fluvial, outro momento em que pescadores agradecem ao máximo pela grande quantidade de peixes que venderam no ano e pedem cada vez mais paz. A noite temos o traslado da nossa santinha, chamado de Trasladação. O percurso é feito grandes homenagens.
Na manhã de domingo temos uma das maiores romarias do mundo. Um grande exemplo de fé e muitos outros sentimentos que os romeiros não conseguem explicar. A corda a cada ano mostra pessoas pagando promessas e fazendo pedidos, muita luta e fé.
O círio é o Natal antecipado de todo o paraense, famílias se reunem, festejam e continuam suas vidas com a alma melhor.
Não sou um católico muito fiel, mas quando chega o mês de Outubro posso até não participar do Círio, porém adimiro tudo e todos que participam. Dentro deste mês conseguimos encontrar milhares de pessoas ajudando outras pelo simples motivo de ajudar o próximo, encontramos pessoas lutando por um lugar na corda para poder agradecer, olhamos de longe a santinha passar e conseguimos sentir a emoção que somente quem está perto consegue sentir. Contudo este ano estou achando um abuso os grandes informes publicitários feitos pelas grandes empresas, pois em todos os cantos encontramos a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, porém sempre há uma logomarca por trás, este ano foram poucas as homenagens sem enfoque publicitário, acho vergonhoso.
Sou paraense, tenho orgulho de tudo e de todos e desejo um Feliz Círio a cada um de vocês.